Qualificação Profissional

Qualificação Profissional: cursos regulamentados

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados pelo sistema educacional dentro de um itinerário formativo com o intuito de possibilitar a continuidade de estudos. Possuem regulamentação quanto à carga horária, sendo a duração mínima de 160 horas. As qualificações dos Colégios Tecnológicos variam de 160h a 240h. 

O perfil profissional de conclusão dos cursos de qualificação deve corresponder a perfis necessários ao exercício de uma ou mais ocupações com identidade reconhecida pelo mercado de trabalho. Eles devem garantir a profissionalização em determinada área e, ao mesmo tempo, o contínuo e articulado aproveitamento de estudos nos diferentes níveis da educação brasileira.

A conclusão desses cursos dá direito a um certificado que comprova o desenvolvimento de saberes associados a determinada função laboral. Cada disciplina feita na qualificação é uma capacitação, o que oferece ao aluno um conjunto de certificados de capacitações, e, ao final, um de qualificação.

Observação: Caso o estudante desista da qualificação antes da conclusão, ele terá direito aos certificados das capacitações concluídas.  

Artigos Relacionados

 

ufg logo     ser logo

 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso