Abertura do Natal do Bem é marcada por esperança e vontade de empreender de estudantes do Cotec

Abertura do Natal do Bem é marcada por esperança e vontade de empreender de estudantes do Cotec

Alunos formados em cursos de Confeitaria contam com quiosque para venda de doces na vila gastronômica do evento

No último sábado (3), foi realizada a abertura do Natal do Bem 2022. O evento, que se tornou uma das maiores celebrações natalinas do país, foi montado no Centro Cultural Oscar Niemeyer e estará aberto para visitação até o dia 1º de janeiro de 2023.

Esta edição do Natal do Bem conta com cerca de 800 mil pontos de luzes e, para completar o espetáculo, a programação do evento ainda está recheada de apresentações musicais, de dança e também de teatro. Além disso, a Vila de Natal é capaz de transportar os visitantes para outro mundo e tudo isso de graça. 

O Natal do Bem 2022 é ainda mais especial, pois conta com a participação de estudantes do Colégio Tecnológico (Cotec) Sebastião de Siqueira, unidade de Goiânia. Os alunos, formados em cursos da área de Confeitaria e agora matriculados no curso de Empreendedorismo, dispõem de um quiosque na vila gastronômica para a venda de doces como bolo no pote, pipoca gourmet e brigadeiro.

Segundo a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), Alethéia Cruz, a inclusão destes estudantes no evento tem o objetivo de prepará-los de forma mais completa para a sua inserção no mercado de trabalho.

“Uma coisa é um estudante finalizar o curso de Capacitação para trabalhar com confeitaria, outra é a gente dar toda a competência para que esse estudante possa empreender. Com essa formação que estamos fazendo em paralelo com o Natal do Bem, o estudante recebe uma qualificação completa em empreendedorismo, com 300 horas de formação”, explica Alethéia.

Cooperativa

Para Marco Aurélio, docente responsável pela qualificação, a maior relevância do curso está em garantir que os estudantes possam ter contato com todos os processos que uma empresa normalmente teria, desde a produção até a entrega do produto ao cliente.

“Eles vão sair daqui treinados e prontos para começar a vender. O Governo de Goiás, junto com o Cotec, está entregando o que há de melhor para esse pessoal. Estamos profissionalizando mesmo, ensinando desde o básico à escolha de ingredientes; o mise in place; a produção; até o final, que é a venda e a entrega para o cliente”, narra Marco.

A experiência de empreender e atuar em todas as frentes em um evento tão grande é uma novidade bem-vinda para os estudantes. “Eu já trabalho na produção de doces, de casa, e eu ainda não tinha noção de como seria trabalhar em uma feira, estar lidando com o público. Temos uma produção em grande escala e depois a gente vem aqui para vender, então é tudo uma grande novidade”, descreve Rosilene Eustáquio, que finalizou a Capacitação em Confeitaria pelo Cotec e agora cursa a Qualificação em Empreendedorismo.

Ruth Queiroz, outra estudante que também se capacitou em Confeitaria e agora está na Qualificação em Empreendedorismo, adiciona que a experiência de estudar no Cotec e agora empreender no Natal do Bem 2022 está sendo maravilhosa. "Fomos muito bem instruídos pelo professor. É tudo muito bacana, uma experiência maravilhosa, uma oportunidade imperdível”. A estudante, que mora na cidade de Santo Antônio de Goiás e estudou presencialmente em Goiânia sem perder um único dia de aula, já tem planos para o futuro. “Quero aprender mais, gosto de cozinhar e quero fazer o curso de Panificação e continuar na gastronomia”, relata Ruth.

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05