Qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo são destaque no evento Mulheres Que Inspiram
Reprodução: Secretraria de Estado da Retomada (SER)

Qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo são destaque no evento Mulheres Que Inspiram

Pensado como uma celebração ao Dia Internacional da Mulher, o evento é uma iniciativa das Secretarias de Estado da Retomada e Cultura

O Dia Internacional da Mulher fomentou a criação do evento Mulheres Que Inspiram, realizado na noite de ontem, 8, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer. A importância do empreendedorismo feminino e da qualificação profissional como fator de mudança na vida das goianas foram os temas desta primeira edição do evento, que é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Retomada e da Cultura.

O painel de palestrantes do Mulheres Que Inspiram foi formado pela cofundadora do Grupo Ilimitz, Aline Bringel; a diretora da Body For Sure, Marisa Carneiro; e a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. No intervalo entre as palestras, o destaque ficou para alunas formadas em cursos de capacitação e qualificação ofertados pelo programa Goiás Social, por meio do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec). 

As estudantes tiveram a oportunidade de dividir o palco com grandes empresárias e compartilhas as suas vivências, destacando como o desenvolvimento profissional e os incentivos recebidos após a conclusão dos cursos transformaram as suas trajetórias como empreendedoras. Dentre estas alunas estava Maria Suzi, que concluiu a capacitação em Corte e Costura no Cotec Sebastião de Siqueira, em Goiânia, e recebeu o incentivo do Crédito Social para empreender. 

A estudante conheceu o Cotec na última edição do Feirão de Empregos realizada em Goiânia, na Praça Cívica. “Eu estava desempregada, fui lá fazer a minha inscrição e aí fui convidada a participar do curso de corte e costura”, detalha Suzy.

Sobre a capacitação, a aluna destaca que, durante o curso, o acesso ao material era gratuito “A gente aprendeu a lidar com as máquinas de uma nova tecnologia e com vários tipos de tecido. Era um ambiente agradável, professores capacitados e muito humanos. A gente se tornou uma família durante o curso, foi tudo maravilhoso.”

Vanda Soares é outra estudante que conheceu os Cotecs por meio do Feirão de Empregos realizado na Praça Cívica, em Goiânia. Foi convencida por uma sobrinha a comparecer ao evento e aproveitou a gratuidade dos cursos para se inscrever em três cursos diferentes ofertados pelo Cotec Sebastião de Siqueira. 

“Na minha idade a gente, às vezes, se sente um pouco inútil, eu mesma não imaginava que poderia voltar querer estudar, achava que na minha cabeça já não entrava mais estudo. Então se não fosse de graça, eu não teria ido não”, explicou a aluna. Vanda compareceu ao Mulheres Que Inspiram já certificada nas capacitações em Corte e Costura, Informática Básica e Culinária: Marmita Fitness. 

Futuro

Tanto Vanda quanto Maria possuem grandes planos para o futuro. Vanda já está inscrita em mais três cursos ofertados pelo Cotec nas áreas de costura, saúde e informática, e destaca a sua motivação. “Eu achei tudo muito bom! A gente faz amizade, sai de casa todo dia, é uma oportunidade muito boa.”

Já Maria Suzi, está focada em sua carreira de empreendedora. “Terminei meu curso, recebi o crédito social e agora estou avaliando qual máquina eu vou comprar”, relata e continua “O meu plano para o futuro é me tornar uma mulher empreendedora. Quero confeccionar vestidos e vender, já estou até verificando uma feira pra colocar uma banca. Quero ser uma profissional liberal, uma empreendedora!”

Parceiros

Além do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), o evento Mulheres Que Inspiram também contou com os seguintes parceiros: Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Associação Pro-Desenvolvimento (Adial), PUC Goiás, Federação de Agricultura e Pecuária Goiás (Faeg), Associação Comercial de Goiás (Acieg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Federação das Associações, Industriais, Empresariais e Agropecuária do Estado de Goiás (Facieg), Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/GO), e Goiás Social.

 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05