Carteira de Trabalho Digital - Conheça o documento e as suas vantagens
Reprodução - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carteira de Trabalho Digital - Conheça o documento e as suas vantagens

Desde setembro de 2019, a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS passou a ser emitida por meio eletrônico. Batizada como Carteira de Trabalho Digital, a nova forma de acessar o documento foi criada para facilitar o registro e o acesso a informações por parte de trabalhadores, empregadores e órgãos competentes. Além de contribuir para a celeridade na emissão do documento.

Disponível para smartphones com sistema Android e IOS, o aplicativo conta com os mesmos registros que a versão impressa do documento. 

A criação da versão digital da Carteira de Trabalho impactou de muitas formas a vida de empregados e empregadores. Abaixo listamos três pontos para te ajudar a conhecer melhor este documento e as mudanças que vieram com ele:

Digitalização

O aplicativo da CTPS existia desde 2017, entretanto, foi apenas a partir de 2019 que a versão digital do documento passou a substituir a impressa. A mudança foi motivada pelo objetivo de facilitar a emissão do documento e diminuir filas, já que antes o processo poderia levar semanas.

Atualmente, a emissão da Carteira de Trabalho digital é quase instantânea e qualquer pessoa com CPF já conta com o documento. Para habilitá-la, o cidadão precisa apenas acessar o site acesso.gov.br ou baixar o aplicativo em sua loja de apps e preencher as informações necessárias. Caso o usuário ainda não tenha registros empregatícios, o aplicativo mostrará apenas as suas informações civis.

Aqueles que já possuíam a CTPS impressa não devem se desfazer do documento, afinal, ele serve como um registro físico de todos os vínculos trabalhistas até 2019. Porém, é esperado que todos os processos relacionados a admissão, demissão, concessão de benefícios, férias e outros, sejam feitos por meio eletrônico. 

Funções do aplicativo

Além de todos os registros que já existem na CTPS impressa, como contratos de trabalho, informações sobre férias e salário, a versão digital do documento vai além. 

O aplicativo garante ao trabalhador o acesso a informações sobre média salarial, a possibilidade de concessão de benefícios como abono salarial, seguro-desemprego, benefícios emergenciais e, ainda, notificações sobre informações importantes, como pagamento de benefícios e cursos gratuitos ofertados pela Escola do Trabalhador.

Admissão e demissão no digital

Antes, o processo de assinatura da carteira era demorado e o contratado tinha de deixar a sua CTPS impressa nas mãos do empregador. Com a oficialização da Carteira de Trabalho Digital, todo este processo passou a ser eletrônico, o que diminuiu a burocracia e garantiu a rapidez que um momento de tanta satisfação merece. 

Agora, tudo o que o trabalhador precisa fazer é informar o seu CPF e o procedimento de contratação é feito pelo empregador.

O processo de demissão segue a mesma lógica e, por isso, é mais acelerado. O que garante maior liberdade, tanto para empregadores quanto empregados.

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada de duas formas, sendo a primeira pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para smartphones com sistema Android ou IOS. A segunda forma é por meio do Gov.br, na aba Trabalho, Emprego e Previdência.

Acesso pelo aplicativo: 

1 – Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone, no sistema Android ela é a Google Play, enquanto no IOS é a App Store;

2 – Procure pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e faça o download;

3 – Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;

4 – Insira o número do seu CPF e digite a senha que você utiliza no gov.br;

5 – Pronto! Agora você já pode utilizar a sua Carteira de Trabalho Digital.

Acesso pelo site:

1 – Acesse o site Gov.br e na parte de baixo do site acesse a categoria Trabalho, Emprego e Previdência;

2 – Em seguida, seleciona o botão “Trabalho e Emprego” e depois a aba “Para o cidadão”;

3 - Clique em “Obter a Carteira de Trabalho” e depois em “Iniciar” na próxima tela.

4 - Você será redirecionado ao site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), então basta logar com as informações da sua conta no Gov.br e clicar no botão “Carteira de Trabalho Digital”.

5 – Agora sim! Você tem total acesso ao seu documento. 

 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05