Curso técnico em saúde leva profissionais ao mercado de trabalho

Os Colégios Tecnológicos já formaram 29 turmas de técnico em enfermagem, e muitos já saem empregados, melhorando as condições profissionais e salariais  

 

“Finalizei o curso, e de imediato comecei a atuar, e hoje é possível eu desenvolver minha profissão em dois postos de trabalho.” A declaração de Eliane Neves mostra o benefício direto e subsequente de um curso técnico em enfermagem ofertado no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec).   

 Ela é um dos exemplos de uma experiência transformadora de vida, por meio de qualificação exigida por vários segmentos produtivos e de serviços da sociedade, incluindo o ramo da saúde. De acordo com Alex Vieira, gerente de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), 29 turmas de técnico em enfermagem já foram concluídas nos colégios. O curso, oferecido gratuitamente, tem carga horária de 1800 horas, das quais 600 horas são destinadas para o estágio supervisionado obrigatório.  “São diversos os retornos que recebemos desta formação, e vão desde a alta empregabilidade dos egressos até os diversificados campos de atuação, e isso nos motiva a investir esforços em todo os nossos cursos técnicos voltados à saúde ou para outras esferas”, afirma.   

Na fase do estágio obrigatório, Sirlene Lourenço reconhece os ganhos alcançados com a formação. “O curso só me ajudou a aperfeiçoar os cuidados da enfermagem com os pacientes, e as aulas práticas trazem muita sabedoria”, observa a estudante.   

Para Samara Franco, coordenadora de estágio do curso no Cotec Fernando Cunha Júnior, em Piranhas, a formação assegura uma diversidade de oportunidades de trabalho. “O profissional pode atuar em consultórios, casas de repouso, centros de reabilitação, hospitais, serviços de emergência e urgência e, mesmo, prestar serviços como autônomo, cuidando de pessoas”, explica.    

Durante todo o período do curso, Delvair Ferreira, 48 anos, se deslocava cerca de 60 quilômetros, de sua residência em Bom Jardim ao Cotec em Piranhas, para estudar. Ao declarar que o curso providenciou sua entrada no mercado de trabalho, ele se sente realizado e grato pelo aprendizado. “Hoje trabalho no hospital municipal da minha cidade, Bom Jardim”, enfatiza. “O curso foi muito bom”, completa.    

Situadas no âmbito da assistência à saúde da população, as competências do técnico em enfermagem são adquiridas com práticas laboratoriais e em campo-escola, alinhando ações teórico-práticas, como requer a Educação Profissional e Tecnológica. “O curso é uma opção rápida para atuar no ramo da saúde, iniciar a construção e consolidação do currículo profissional, conquistando independência financeira”, afirma o gerente de Ensino do CETT-UFG, Alex Vieira.  

Segundo ele, os Colégios Tecnológicos (Cotecs) são estruturados de forma a possibilitar o estudante a praticar atividades sob supervisão, e não somente no campo da saúde, mas em todas as formações oferecidas. 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05