Em dez municípios goianos, Colégios Tecnológicos entregam certificados de cursos

Os concluintes são dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Retomada concedeu benefícios como o Crédito Social 

 
Muita emoção e alegria entre os formandos marcaram as entregas de certificados de conclusão de cursos de capacitação e qualificação profissional, aplicados em dez municípios goianos pelos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec). 

Os cursos de capacitação duram de 40 a 60 horas e fomentam o estudante no seu crescimento contínuo, no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de habilidades em diversos aspectos, como comunicação, liderança, planejamento. Os de qualificação profissional têm de 160 a 240 horas de duração e dão a base para que a pessoa obtenha conhecimentos, habilidades e técnicas necessárias para se tornar apto a exercer uma atividade profissional. 

Os momentos carregados de sentidos, boas histórias de superação e desafios demonstraram o quanto os formandos aproveitaram dos cursos gratuitos para o início de uma carreira profissional com mais segurança e tranquilidade. “Nós, do Cotec, estamos e sempre estaremos à disposição para ajudar pessoas a transformar suas vidas por meio da Educação Profissional e Tecnológica”, destacou a diretora do Cotec Ruth Vilaça Correia Cardoso, em Caiapônia, Leylaine Fernandes, após a entrega dos certificados, em Portelândia. 

Sulunaia Sobral concluiu o curso de maquiagem profissional em Portelândia e disse ter aprendido muito, do básico ao avançado, e agora tem planos futuros. “Já estou conseguindo atender clientes e isso me deixa realizada, por isso agradeço ao Cotec”. De acordo com ela, a professora também é parte de sua felicidade, pois “a professora era muito acessível e sempre respondia às dúvidas”. 

Ao todo, os colégios formaram as turmas em 21 cursos, nos municípios de Portelândia, Bandeirantes, Aragarças, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Piranhas, Aruanã, Britânia e Campos Verdes. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Retomada (SER) entregou benefícios como o Crédito Social, um incentivo financeiro direcionado a pessoas concluintes de um curso profissionalizante pelo Colégio Tecnológico (Cotec) e desejam iniciar uma atividade por conta própria. O valor repassado é de até R$ 5 mil, e o contemplado, após passar por avaliações da secretaria, recebe o crédito, exclusivamente, para adquirir insumos e ferramentas/materiais necessários para empreender e ter renda. Além de estar matriculado e frequentar os cursos do Cotec, o estudante deve ter perfil ativo no CadÚnico do governo federal comprovando situação de vulnerabilidade. 

"Agradeço ao Cotec e ao Goiás Social por ter sido contemplada com o benefício. Com ele, vou colocar em prática tudo que aprendi, e pretendo ter um local para atender minhas clientes”, planeja a formanda Lilian dos Reis, em Portelândia. 

A cada dia, o mundo do trabalho exige profissionais cada vez mais capacitados e qualificados, e o Cotec segue com a missão de promover a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), pública, de qualidade e gratuita, com a oferta de cursos, promoção da empregabilidade e de inovação. As ações do Cotec constroem pilares para que milhares de jovens e adultos adquiram competências para adentrar no mercado de trabalho, seja pelo alcance do primeiro emprego, recolocação ou empreendedorismo. “Ao oferecer a capacitação ou qualificação, estamos dando condições para que as pessoas rompam fronteiras para construir seus sonhos ou responder às necessidades de vida”, salienta o diretor do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia do CETT-UFG, Moisés Cunha, parabenizando os formandos. 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05