Live Cotecs sobre Mercado de Trabalho e Comunicação

Live Cotecs sobre Mercado de Trabalho e Comunicação

Na última terça (28/09), o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada (SER), realizou uma live para os alunos dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec) com os temas: Mercado de Trabalho e Oportunidades para o Ensino Técnico Profissionalizante e Comunicação.

A transmissão fez parte da Semana de Recepção aos estudantes dos colégios e foi realizada online pelo canal da instituição pelo You Tube.

WhatsApp Image 2021 10 06 at 13.59.27 1

Foto reprodução: CETT/UFG

Na abertura da palestra o Secretário de Gestão Educacional do CETT/UFG, João Paulo Vilela Júnior, destacou a baixa procura dos estudantes brasileiros pela educação profissionalizante. Segundo ele, enquanto em países da União Europeia, como a Finlândia, o índice de procura pelo modelo é de 71%, no Brasil essa taxa não ultrapassa os 9%, conforme dados de pesquisas registrados em 2019. “A Finlândia é um modelo de educação a ser seguido no mundo”, diz.

A Coordenadora Pedagógica do CETT/UFG, Larissa Cabral, ressaltou a importância da pesquisas realizadas durante a montagem das diretrizes educacionais para composição dos cursos ofertados pelo novo projeto dos Cotecs. “Existe cursos que nós estamos oferecendo agora que o mercado de trabalho está sedento. A chance de nós terminarmos esses cursos e depois estar no mercado de trabalho é altíssima”, afirma.

Durante a transmissão, as principais dúvidas dos estudantes giraram sobre o campo de atuação do cursos profissionalizantes e como escolher o curso de acordo com a realidade social de cada região de Goiás. O secretário, João Paulo, explicou que em vários cursos técnicos o retorno é mais satisfatório do que se fosse em um curso de graduação. “Nos cursos da área de TI, por exemplo, não é necessário você ter uma graduação para se dar bem no mercado de trabalho. Você pode fazer um curso técnico e entrar no mercado”, relata.

Na temática Comunicação 5.0, os palestrantes Carol Fernandes (Fonoaudióloga) e Fernando Demarchi (Comunicólogo), reafirmaram o poder da comunicação verbal e não verbal nos processos de inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Além disso, foram debatidos assuntos como a História da Comunicação, Linguagem Corporal, Comportamentos, Poder da Imagem e Identidade.

Segundo Carol Fernandes o processo de auto conhecimento de cada indivíduo inibe atritos e atitudes desnecessárias nas relações humanas. “A partir do momento que você se conhece profundamente, você não precisa se reafirmar para o outro. Você não precisa ficar se reafirmando o tempo todo”, informa.

Caso você tenha perdido alguma das transmissões ao vivo da Semana de Recepção aos Estudantes dos Cotecs, é possível rever as atividades no canal Cotec do Youtube

 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05