Retorno às aulas presenciais nos Colégios Tecnológicos de Goiás - cuidados e esperança

Retorno às aulas presenciais nos Colégios Tecnológicos de Goiás - cuidados e esperança

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe diversas mudanças para a rotina da população. Diferentes medidas foram tomadas para diminuir a propagação do vírus e garantir a segurança de milhões de brasileiros. Nesse sentido, uma das mudanças mais efetivas e impactantes foi a pausa nas aulas presenciais.

Durante todo o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021, a maioria das escolas do país ministrou as aulas no formato online. Os encontros diários com professores passaram a ser realizados através de plataformas específicas e, apesar do estranhamento em um primeiro momento, o formato agradou a muitos, principalmente pela oportunidade de estudar em casa.

Entretanto, com o avanço da vacinação e a consequente queda na curva de infecções e mortes causadas pela Covid-19, o retorno às aulas presenciais foi mais um passo no caminho do retorno à normalidade. No dia 22 de novembro, última segunda-feira, as aulas presenciais foram retomadas nas unidades dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec).

Reni Jacob, diretora do Cotec Aguinaldo de Campos Netto, em Anápolis, descreveu a disposição da equipe da unidade em receber novamente os alunos: “A equipe administrativa sempre esteve favorável ao retorno dos alunos, pois ao voltarem devolveram o movimento e a alegria ao Cotec”, ressaltou a diretora.

O retorno, celebrado por muitos, é mais um indicativo de que este momento, desafiador e responsável por muitas marcas profundas na vida de milhões de brasileiros, está chegando ao fim. Porém, apesar das boas notícias, ainda é preciso manter vários cuidados para que o processo de superação da pandemia possa continuar.

Como parte dos esforços para preservar a evolução, os alunos dos Cotecs participaram de uma palestra sobre as orientações de biossegurança para o retorno às aulas presenciais. O evento foi conduzido por Frederyco Lobo, coordenador da Vigilância em Saúde de Ouvidor, município do sudoeste de Goiás. No entanto, os cuidados não param por aí.

“Estamos fazendo uso do álcool em gel para desinfecção das mãos dos estudantes logo na entrada do colégio. O uso de máscara é indispensável e também estamos limpando o piso e as carteiras diariamente com hipoclorito de sódio”, detalha a diretora, Reni Jacob.

Com o objetivo de auxiliar ainda mais na proteção dos estudantes, abaixo há uma lista de precauções que ainda se fazem necessárias no momento de retorno às aulas presenciais. Continue a leitura e saiba mais sobre todos os cuidados necessários para sua proteção e a de todos ao redor.

1 - Uso da máscara

1.1 - Toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores e equipe administrativa, deverá usar máscaras. Estas só poderão ser retiradas, rapidamente, para consumo de água e em momentos definidos para as refeições, no qual todos deverão manter um distanciamento mínimo de 1,5 metros.

1.2 - A máscara deve cobrir o nariz e a boca em todos os momentos. Caso a máscara usada seja grande e descubra o nariz, a recomendação é fazer um X com o elástico para prendê-la mais firmemente ao rosto.

2 - Higiene

2.1 - Todas as unidades do Cotec contam com vidros de álcool em gel, o produto deve ser usado por toda a comunidade escolar nos momentos em que não for possível lavar as mãos com água e sabão. A maior recomendação fica para o momento da chegada no colégio, assim que adentrar a sala de aula o aluno deve limpar a sua mão utilizando álcool em gel.

2.2 - Lave as mãos com água e sabão sempre que possível, principalmente, ao ir ao banheiro e antes e depois das refeições.

2.3 - Evite tocar o rosto sem antes higienizar as mãos, a mesma recomendação vale para a troca de máscaras. Antes desses procedimentos, limpe as mãos com álcool em gel ou, se possível, com água e sabão.

3 - Os Cotecs

3.1 - Todas as unidades dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec) que retornarem ao ensino presencial contarão com uma estrutura preparada para a recepção dos seus alunos. Teremos a garantia de vidros em álcool em gel, profissionais preparados e a organização dentro da sala de aula também será feita para garantir a proteção de todos. 

 

Diante de todos esses cuidados, as equipe dos Cotec começam a vislumbrar um novo ano com mais alunos e mais oportunidades de ensino. “Espero que,  para o ano que vem, as expectativas dos alunos estejam alinhadas para um retorno das aulas presenciais, com muita responsabilidade e adaptado à nova realidade”, almeja a diretora Reni Jacob.

Para que esta aspiração se torne realidade, os Cotec contam com o esforço de seus profissionais, assim como a dedicação dos seus alunos. Estamos trabalhando para garantir que o ensino gratuito profissionalizante e de qualidade alcance a todos e seja um peça fundamental para o desenvolvimento de todas as regiões de Goiás. 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05