Cotecs são destaque no lançamento do projeto “2022 - O Ano da Qualificação em Goiás”

 

Os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs) marcaram presença no lançamento do projeto “2022 - O Ano da Qualificação em Goiás”.

O evento foi realizado na manhã da última terça-feira, 10 de maio, no Auditório Mauro Borges, localizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no centro de Goiânia.

A solenidade contou com a presença de representantes de diferentes entidades, órgãos e secretarias que trabalham para fortalecer a qualificação da população goiana, como a Secretaria de Estado da Retomada, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) entre outros.

O projeto “2022 - O Ano da Qualificação em Goiás” tem o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Goiás, por meio da qualificação dos trabalhadores goianos. Segundo César Moura, Secretário de Estado da Retomada, a garantia de qualificação é essencial para o Estado, pois “Estamos vendo um crescimento grande da economia e estamos barrando esse crescimento pela falta de pessoas qualificadas para contratação. Então, eu acho que é hora de qualificar os goianos para ocupar essas vagas”.

No caminho para alcançar este objetivo, os Cotecs são indispensáveis. “Temos 17 unidades dos Cotecs, mas a nossa área de atuação são os 246 municípios goianos. Um município que, às vezes, a gente faz um curso esporádico ou trazemos as pessoas para a unidade mais próxima, porque precisamos atender todo o estado. Esse é um trabalho constante, onde tem vaga de emprego, o Cotec vai auxiliar”, ressalta César.

A importância que profissionais qualificados têm para o desenvolvimento social e econômico do Estado também foi pauta da fala do Prof. Dr. Jesiel Carvalho, vice-reitor da UFG. “Estamos trabalhando para melhorar as condições de operação de empresas com a formação de profissionais qualificados. Por meio dos Cotecs, podemos oferecer à população a oportunidade de acessar posições de trabalho mais qualificadas, ocupando as vagas disponíveis e gerando mais renda para a sociedade goiana”, descreveu Jesiel.

O vice-reitor da Universidade também aproveitou a oportunidade para evidenciar o contentamento da UFG em participar do grande projeto que são os Cotecs: “A UFG até recentemente não tinha a oportunidade de atuar em atividades de capacitação e qualificação profissional, então estamos muito honrados e gratos pela oportunidade de atuar em um setor de tamanha relevância para o nosso Estado. Afinal, a UFG é uma universidade federal, mas é federal de Goiás, para Goiás”.

Os Cotecs em 2022

Paulo Cruz, diretor do Cotec Luiz Humberto de Menezes, na cidade de Santa Helena, ressalta que os planos para tornar 2022 o ano da qualificação em Goiás já estão em execução. “Estamos com um plano de ação muito abrangente na cidade, por exemplo, montamos estandes em ações sociais, visitamos colégios municipais e estaduais, também somos auxiliados pela junta comercial e outras entidades não apenas do nosso município, mas também em localidades vizinhas”, descreve Paulo.

Durante o ano de 2022, é esperado que os Cotecs ofereçam, pelo menos, 25 mil vagas em cursos de capacitação. Apenas no período de janeiro a maio deste ano, quase 18 mil alunos se matricularam em mais de 650 turmas espalhadas pelo estado.

Segundo a diretora Beatriz Martins, do Cotec Célio Domingos Mazzonetto, na cidade de Ceres, os números alcançados indicam o êxito que os Cotecs têm alcançado em seu propósito. “Temos visto que vagas de emprego existem, dentro do nosso trabalho de pesquisa e busca, o que falta é mão de obra qualificada. Esse é o trabalho dos Cotecs, atender e suprir essa necessidade de mão de obra qualificada e é esse sucesso e vontade de atender essas demandas que vão nos guiar pelo resto de 2022”, finaliza Beatriz.

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05