Cotecs iniciam o ano com capacitação técnica pedagógica

Cotecs iniciam o ano com capacitação técnica pedagógica

Contato mais humanizado e a troca de vivências entre as equipes foram os destaques do treinamento

O ano de 2023 começou com capacitação para as equipes diretivas dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs). Nos dias 16 e 17 de janeiro, os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de extensão e secretários escolares de todas as unidades participaram de um treinamento técnico-pedagógico realizado no Hotel San Marino, em Goiânia.

A capacitação teve o objetivo de aproximar estes profissionais das rotinas, processos e equipes dos diferentes setores que compõem o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG). O órgão é responsável pela operacionalização dos Cotecs, ao lado da Secretaria de Estado da Retomada (SER) e da Fundação RTVE.

Mirelle Alves, gerente de Treinamento e Desenvolvimento do CETT/UFG, destacou os impactos positivos da capacitação para as duas equipes. “Os envolvidos no convênio devem estar cientes dos processos de todos os departamentos do CETT/UFG para que o fluxo de trabalho seja mais rápido e assertivo para todas as partes”, defende Mirelle.

Para Flávio Neves, diretor do Cotec de Goiatuba, a pauta do treinamento não poderia ser mais relevante. “Como lidamos com prazos e limites, conhecer todos os processos torna a nossa organização muito mais fácil, até mesmo diante de demandas que não conseguimos programar”, ressalta Flávio.

Já Isabela Cruz, diretora do Cotec de Porangatu, destaca como as reverberações positivas do treinamento se iniciaram já no primeiro contato entre as equipes. “Foi de suma importância para todos nós conhecermos as equipes que operacionalizam as nossas ações da ponta. Esse contato proporcionou uma comunicação muito mais humanizada, já que no dia a dia muitos de nós conversamos apenas por telefone, WhatsApp ou e-mail", destaca Isabela.

Desenvolvimento constante

Para o ano de 2023, o setor de Treinamento e Desenvolvimento do CETT/UFG tem, pelo menos, mais dez capacitações planejadas em calendário. Os treinamentos irão englobar toda a comunidade escolar dos Cotecs, abarcando desde a equipe administrativa até os docentes. A novidade foi muito bem recebida pelas equipes das unidades de ensino.

Segundo Flávio Neves, os treinamentos são essenciais, pois “demonstram como a nossa gestão quer que seja feito o trabalho na ponta do projeto, conhecendo as circunstâncias e a realidade de cada Cotec”.

O mesmo vale para Isabela Cruz, que vê nas capacitações a oportunidade de vivenciar “momentos de muita interação entre as unidades, nos quais podemos trocar experiências e fortalecer os vínculos com as equipes do CETT/UFG, FRTVE e SER”.

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05