Cursos ofertados pelo Governo de Goiás já alcançam 25 mil pessoas em 2023
Featured

Cursos ofertados pelo Governo de Goiás já alcançam 25 mil pessoas em 2023

Procura supera 37 mil matrículas, entre janeiro e a primeira quinzena de junho desse ano. Outras 56.500 vagas ficam disponíveis para inscrição a partir do dia 15 julho.

A procura pelos cursos de capacitação, qualificação e técnico oferecidos gratuitamente nos Colégios Tecnológicos (Cotecs) do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada e do programa Goiás Social, já supera as expectativas para esse primeiro semestre de 2023. De janeiro à primeira quinzena de junho, mais de 37 mil matrículas foram realizadas, lembrando que há casos de uma pessoa se inscrever em mais de um curso, e a previsão é de chegar a cerca de 39 mil inscrições até o dia 30 deste mês de junho.

Em menos de 6 meses, quase 25 mil alunos tiveram acesso a 1.057 cursos ministrados. Os Eixos Tecnológicos dos cursos oferecidos são: Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Produção Cultural e Design; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Infraestrutura; Ambiente e Saúde; Informação e Comunicação e, por fim, Produção Industrial. No ranking dos mais procurados estão: Informática Básica, Beleza, Culinária e Corte e Costura, respectivamente. Os dados mostram que 88,5% das matrículas correspondem aos cursos de capacitação, que são de curta duração.

O relatório deste primeiro semestre mostra ainda um aumento no percentual de certificação. A média de alunos que concluíram os cursos girou em torno de 40% das matrículas efetivadas, nos anos anteriores. Nesse primeiro semestre de 2023, já foram emitidos cerca de 15.500 certificados e a previsão é de chegar a 17 mil, o que eleva o percentual de certificação a quase 70%.

“Nós fazemos os feirões para levar aos municípios goianos e seus moradores essa oportunidade de aprender um ofício. Temos um convênio com a UFG que garante a qualidade dos cursos. E acompanhamos essa evolução buscando sempre mostrar para os alunos que o certificado pode dar a eles uma vida nova, seja com um emprego formal e as vantagens que isso traz, seja abrindo o próprio negócio”, pontua o secretário da Retomada, César Moura.

Novas vagas
Além das 37.031 matrículas que já foram realizadas, com a previsão para fechamento do semestre em 38.748 no total, o Governo de Goiás está abrindo mais 56.500 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir da segunda quinzena do mês de julho, devido ao recesso escolar, pelo site cotec.org.br. A meta é de finalizar o ano de 2023 com mais de 93 mil matrículas realizadas.

Crédito
Com o certificado em mãos, quem tiver perfil ativo no CadÚnico do Governo Federal e quiser abrir o próprio negócio pode pleitear o Crédito Social, que é o repasse de até R$ 5 mil para aquisição de equipamentos e insumos. Para quem não atender os critérios do Crédito Social, o Governo de Goiás, por meio da Retomada e da GoiásFomento, oferece linhas de crédito sem aval e sem juro, com condições facilitadas de pagamento.

“E não é só repasse ou o crédito. Como são pessoas que vivem em vulnerabilidade social e precisam de auxílio para empreender, o governo do Estado oferece toda a orientação, por meio de parceiros como o Sebrae e a Goiás Fomento”, explica César Moura.

 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05