Cotec de Goiânia realiza formatura do curso técnico em Enfermagem
Featured

Cotec de Goiânia realiza formatura do curso técnico em Enfermagem

As turmas foram herdadas da gestão anterior e tiveram que enfrentar uma jornada repleta de desafios

Para Carina Fortaleza, diretora do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) Sebastião de Siqueira, em Goiânia, a última segunda-feira (10) foi um dia repleto de satisfação. Nesta data, a unidade de ensino realizou a cerimônia de formatura de duas turmas do curso Técnico em Enfermagem. “É uma satisfação muito grande, porque é um sonho deles e uma alegria para o Colégio colocá-los no mercado de trabalho”, resume a diretora.

As turmas que receberam os seus diplomas iniciaram os estudos ainda em 2019, com a promessa de finalizar o curso em dois anos, período padrão de um curso técnico. No entanto, o percurso dos estudantes logo se mostrou repleto de imprevistos.

Thais Luane, atualmente coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Cotec Sebastião de Siqueira, acompanhou esta jornada desde o começo. A profissional ingressou na unidade em 2019, ainda como docente, e vivenciou todas as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. 

“Quando comecei aqui no Cotec eles já tinham passado pela ausência de alguns professores. Então, veio a pandemia, a gente teve que construir um novo local de aprendizagem, passamos por um momento difícil de adaptação com as aulas remotas”, detalha Thais Luane, que continua: “Depois da pandemia veio a mudança de gestão e todo mundo ficou aflito, até que a Retomada, o CETT-UFG e a FRTVE assumiram e a gente pode dar continuidade no curso.”

Diretora do Cotec Sebastião de Siqueira desde agosto de 2022, Carina Fortaleza destaca que os cursos técnicos herdados, aqueles que foram iniciados antes da nova gestão entrar em vigor, representaram um grande desafio, tanto pela mudança de gestão quanto pela pandemia. “Foram muitos sonhos de muitos alunos que compraram a ideia de que estariam formados em dois anos. Alguns perderam um pouco a esperança e outros persistiram, mas esse é um caso de resiliência. Você tem que persistir para ter o êxito, você tem que passar pelo processo para garantir o sucesso”, defende a diretora.

A ideia de resiliência e do esforço que traz grandes frutos é compartilhada pela agora técnica em enfermagem Maria Lucivânia. Ao descrever a sensação de receber o seu diploma, a ex-estudante do Cotec ressaltou: “Estou muito feliz. Depois de mais de quatro anos, depois de muita luta nós estamos aqui, muito felizes porque conseguimos.”

Anívia Marques, outra aluna formada, compartilha dessa felicidade e reitera o motivo de ter entrado no curso e continuado, mesmo com todas as dificuldades. “Conhecer pessoas é a coisa mais bacana no mundo! A gente tem que conhecer, agradar, cuidar. O ser humano só precisa de atenção e carinho”, finaliza a técnica em enfermagem.

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05