Professor do Colégio Tecnológico de Goiás vence a etapa regional do prêmio Educador Transformador e vai concorrer na etapa nacional

Doutorando em Enfermagem, Bruno Rogério Ferreira apresentou um projeto, que discorria sobre um método de ensino ativo aplicado na disciplina de Parasitologia e Microbiologia do curso técnico de Enfermagem do Cotec

Professor do Colégio Tecnológico de Goiás Jerônimo Carlos Prado, Bruno Rogério Ferreira conquistou o primeiro lugar na categoria Educação Profissional, na etapa regional do prêmio Educador Transformador, com o projeto de ensino “Adotando um Micro-organismo: uma interação com a tecnologia”. Bruno é doutorando em Enfermagem e Saúde da Faculdade de Enfermagem da UFG, mestre em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás e graduado em Farmácia.

Ele conta que o projeto apresentado por ele é um método de ensino ativo, aplicado no curso técnico de Enfermagem, na disciplina de Parasitologia e Microbiologia, que teve como objetivo propor a metodologia baseada em projetos no ensino de microbiologia, tornando- o dinâmico e interativo, associado com a tecnologia. “O projeto foi desenvolvido em três etapas: a primeira etapa foi a divisão das duplas e adoção do micro-organismo. Na segunda etapa, os estudantes ficaram responsáveis pela pesquisa do seu tema e desafios proposto pelo professor. Na terceira etapa, os estudantes gravaram vídeos sobre seus respectivos micro-organismos adotados e postaram nas suas redes sociais”, narra o professor.

“O projeto contribuiu para os estudantes expandirem seus conhecimentos e impulsionarem o desenvolvimento da temática, e a interação com a tecnologia facilitou a interação entre amigos, familiares e professores. Levando o conhecimento adquirido dentro da sala de aula para fora da instituição”, complementa.

Nesta etapa o prêmio foi divido por regiões, reunindo, no Centro-Oeste, projetos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Agora, os 35 vencedores regionais vão viajar, com todas as despesas pagas, para a Bett Brasil 2024, um evento focado em Ensino Superior e Profissional, que será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 23 a 26 de Abril. Além disso, vão receber o certificado de Destaque Regional e um selo digital. Lá, esses 35 educadores vão participar de uma nova premiação que irá definir os sete melhores projetos nacionais.

Professor do Cotec Goiatuba desde o início do curso técnico de Enfermagem em 2022, Bruno considera uma grande vitória ter chegado até aqui e agradece o incentivo à pesquisa feito pelo Governo de Goiás. Os Colégios Tecnológicos de Goiás são unidades pertencentes à Secretaria de Estado da Retomada (SER), pasta do Governo de Goiás, e são geridos, por meio de convênio, pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), da Universidade Federal de Goiás.

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05