Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG)

O Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) é um Projeto de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Goiás (UFG). O CETT/UFG tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de soluções para Educação Profissional Tecnológica (EPT) no Estado de Goiás. Ao assumir a responsabilidade pela operacionalização da rede pública estadual EPT de Goiás, o Centro atua como órgão de gestão, portanto, planejamento, organização, coordenação, integração e avaliação das unidades de ensino de educação profissional e tecnológica do Estado.

Em Goiás, a Educação Profissional Tecnológica está organizada em duas redes de ensino. Uma é a dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), os quais denotam finalidades voltadas, sobretudo, ao desenvolvimento regional. Outra, são as Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), que reúnem o propósito de desenvolvimento tecnológico e de ambiente de inovação, fomento cultural e pensamento artístico. 

No intuito de fortalecer os propósitos da EPT em Goiás, o CETT/UFG foi criado para assumir a responsabilidade pela operacionalização da rede pública estadual EPT de Goiás. O Plano de Desenvolvimento da UFG (2018-2022) prevê a cooperação com os poderes públicos, com universidades e com outras instituições científicas, culturais e educacionais brasileiras e estrangeiras - assim como neste caso.

A partir da expertise, excelência e qualidade do ensino, pesquisa e extensão da UFG, o CETT visa, principalmente, construir uma cultura educacional inclusiva, equitativa, inovadora, colaborativa e de qualidade que promova a formação e capacitação dos cidadãos. Assim, criar significado para o trabalho, privilegiar a prática social, integrar ciência e cultura e estimular, no indivíduo, o constante desejo de estudo, capacitação e qualificação.

O CETT/UFG também construirá espaços de discussão para a inclusão da Universidade no desenvolvimento de atividades baseadas no Modelo Tríplice Hélice, que caracteriza as relações entre o Governo, a Universidade e as Empresas. Isso envolve a transferência e transformação de produtos e serviços que objetivam o crescimento de conhecimento dos participantes. Na esfera da EPT em Goiás, a implementação do Modelo Tríplice Hélice promoverá um ambiente escolar que estimule as empresas a participarem dos eventos promovidos pelas escolas e a investirem em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.

Como um Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia, o CETT/UFG oferece uma contribuição direta na formação de alta qualidade dos participantes, na constituição de novos arranjos produtivos locais e na geração de soluções tecnológicas e modelos de negócios colaborativos. De maneira singular, cria-se redes de parcerias e condições efetivas de transposição de cidadãos excluídos socialmente para uma perspectiva de exercício pleno de sua cidadania. 

Esta é uma parceria capaz de mudar a realidade de milhares de goianos ao promover a formação e a capacitação. Proporcionando o permanente desenvolvimento da vida produtiva e atividade comunitária, apoiando o desenvolvimento regional, permitindo o enfrentamento de problemas sociais, econômicos e contemporâneos do Estado de Goiás. E, acima de tudo, propondo políticas públicas integradas às questões sociais, de infraestrutura, monetárias e ambientais que possam melhorar a qualidade de vida e ampliar a oferta de emprego e renda nas diversas regiões goianas.

 

Equipe CETT/ UFG

 

Dr. Moisés Ferreira Cunha
Diretor Geral

Polyana Conceição Nascimento
Secretária Executiva      

Me.  Ataualpa Veloso Roriz
Diretor Administrativo e Financeiro  

Drª. Alethéia Ferreira da Cruz
Diretora de Desenvolvimento e Avaliação 

Dr. Júlio Orestes da Silva
Avaliação de Ensino  

Dr. Thiago Cavalcante
Extensão e STAI    

Ma. Letícia Segurado Côrtes
Coordenadora de Comunicação 

Drª. Daiana Paula Pimenta
Diretora de Ensino

Drª. Flavia Maria Cruvinel
Diretora de Arte 

Dr. Juliano Lima Soares
Coordenadoria de EaD 

Ma. Larissa Cabral
Coordenadora de Formação Continuada 

João Paulo Vilela Júnior
Secretaria de Gestão Escolar   

Drª. Sheila Santos de Oliveira
Coordenadoria dos Cotecs

Drª. Raquel Santiago,
Dr. Saulo Bruno Silveira,
Dr. Juliano Lima Soares,
Drª. Abadia dos Reis,
Ma. Letícia Segurado Côrtes,
Dr. Arnaldo Alves Ferreira Júnior e
Drª. Flávia Cruvinel
Coordenadoria de Eixo Tecnológico Cotecs 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05