Colégio Tecnológico realiza Jornada das Profissões em Santa Helena

Colégio Tecnológico realiza Jornada das Profissões em Santa Helena

O evento atraiu empresários e estudantes apresentando cursos em diversas áreas profissionais

O Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) Luiz Humberto de Menezes, a Secretaria de Estado da Retomada (SER) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estabeleceram parceria para a realização da Jornada das Profissões, em Santa Helena de Goiás, no sudoeste do estado. Por quatro dias seguidos (20 a 23/02), o evento apresentou a empresários e microempresários da região, diversas profissões, desde as mais tradicionais até as mais contemporâneas, como Produção de Conteúdos Digitais, Inteligências de Negócios BI e Estratégias de Divulgação de Produtos para Redes Sociais.  

Com uma ampla programação, que envolveu apresentações e minicursos com abordagens interativas, o evento ofereceu uma nova visão sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, quebrando a barreira de acesso a uma educação de qualidade focada na transformação de vidas.

“A Jornada das Profissões é uma ponte com o setor produtivo, para mostrar as possibilidades de formação e qualificação que temos dentro dos Colégios Tecnológicos”, ressalta a diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), Aletheia Cruz.

Mais de 230 inscrições foram registradas para a jornada, que nasceu de uma demanda recorrente do empresariado local. Segundo a diretora do Cotec de Santa Helena, Mônica Lourenço, muitos dizem ter uma vaga de emprego disponível, mas encontram dificuldades de identificar um profissional capacitado. “A jornada foi pensada para o público empresarial com o intuito de apresentar nosso portfólio de cursos e incentivá-los a promover a capacitação do corpo de colaboradores, de forma gratuita”.

Thaline Oliveira, empresária do ramo moda fitness, começou a empreender cedo. Com duas lojas físicas - em Santa Helena e em Rio Verde – a jovem, ao comentar sua história, foi muito enfática ao dizer: “Não podemos desistir jamais de nossos sonhos”. Para ela, explorar conhecimentos é buscar meios para se destacar: “Esta jornada do Cotec é um meio”.

A abertura da Jornada das Profissões foi marcada pela palestra “Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes”, conduzida pelo Sebrae. O consultor Daniel Otávio destacou a necessidade da relação de confiança, desejo de satisfação entre cliente e empresa e dicas para alavancar esses propósitos, que, segundo o palestrante, devem ser percebidos como cruciais para que haja sucesso na conquista e construção de uma carteira de clientes. “O empresário precisa pensar nos novos rumos do negócio e em melhorar o atendimento; isso leva ao aumento das vendas”.  O palestrante apresentou um indicativo de que 94% dos brasileiros consideram o bom atendimento fator importante, mas apenas 11% deste universo consideram que são bem atendidos. 

Na programação, 16 oficinas formaram o Espaço das Profissões, onde o público acessou conhecimentos práticos em diversas profissões. A costureira Geraldina de Jesus, 63 anos, se deslocou 59 quilômetros de Acreúna até Santa Helena para marcar presença na oficina Ajuste e Reformas de Vestuário, que atraiu 20 participantes. “Estou me preparando para trabalhar numa cooperativa de costureiras em Acreúna, e todo conhecimento é sempre bom”, disse, esperançosa.

Já a jovem Ana Júlia Silva, 14 anos, gostou de tudo o que viu e praticou na oficina Nails Designer Criativo. Vaidosa e com planos de atuar na área, ficou sabendo da jornada por meio de uma amiga, e foi até lá. “Gostei de modelar e decorar, e vi que sou capaz de fazer”. 

Explorando o universo das profissões manuais, a jornada ofereceu, ainda, a oficina Adubação Orgânica.  Com teoria e prática, esse momento reuniu homens e mulheres atuantes e interessados neste trabalho. Túlio Parreira, por exemplo, considerou atual entender como reutilizar resíduos e dar destino correto a este material. “Posso fazer adubos utilizando folhas, cascas, bagaços, e com isso ajudar a sociedade e o meio ambiente”. Para ele, a jornada uniu o útil ao agradável. “Além de gratuita, trouxe conhecimento e capacitação às pessoas com uma programação especial”, disse, acrescentando que já fez três cursos no Cotec de Santa Helena.

Com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ações que oportunizam a inclusão, os Colégios Tecnológicos de Goiás impactam positivamente na vida daqueles que, por diferentes razões, ainda não tiveram a chance de se qualificar profissionalmente. 

 

jornada_das_profissões_1.png

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05