CETT/UFG e Governo de Goiás realizam Feirão de Empregos do Cotec em Aparecida de Goiânia

Publicado em: 27 de agosto de 2025
CETT/UFG e Governo de Goiás realizam Feirão de Empregos do Cotec em Aparecida de Goiânia

Entre várias ações de promoção da cidadania, o evento foi marcado também pela assinatura de um termo de parceria entre o programa estadual Mais Empregos e a prefeitura da cidade  

O Governo de Goiás, através da Secretaria da Retomada (SER), e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT), realizam o Feirão de Empregos do Cotec nesta semana em Aparecida de Goiânia. A edição ocorre entre os dias 26 e 30 de agosto, das 8h às 17h, na Praça da Juventude, que fica na avenida da Igualdade, no setor Garavelo. Entre diversas ações, o evento contou com a assinatura de um termo de parceria do programa Mais Empregos, gerido pela SER, com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.  

“O que nós estamos entregando para a população de Aparecida são vagas de emprego e qualificação profissional. Esse convênio do Mais Empregos que nós assinamos vai garantir a inserção de trabalhadores que estão fora do mercado. Essa é uma política do Governo para conectar as pessoas que buscam uma oportunidade aos empregadores”, declara o secretário de Estado da Retomada, César Moura. “O principal do Feirão de Empregos do Cotec é que a gente consegue unir a qualificação profissional com as vagas de emprego, o que transforma o que tínhamos no passado, quando o curso que não tinha nada a ver com o que o mercado de trabalho demandava. Dessa forma, com o Feirão de Empregos do Cotec, as pessoas podem encontrar as vagas nas quais se encaixam e encontrar o curso que precisam para preencher essas vagas”, completa.  

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, também destacou os benefícios da parceria: “Essa parceria é em favor da cidade, é em favor das pessoas, é em favor de que as coisas aconteçam para a nossa população. Como prefeito, como gestor, tenho a mesma responsabilidade de um CEO de empresa, um administrador de loja, nós temos que demonstrar resultados para a cidade, para a população, para melhorar a vida das pessoas. E a nossa equipe sabe disso, porque eu cobro, eu ligo, eu exijo, eu acompanho, eu ando atrás para ver se está fazendo, para fazer as entregas”, declara. 

Pessoas que passaram por lá  

Além do encaminhamento para o mercado de trabalho, com a oferta de mais de 10 mil vagas de emprego, a população de Aparecida de Goiânia ainda tem a oportunidade de se inscrever em cursos de capacitação e qualificação profissional que são ofertados pelos Colégios Tecnológicos de Goiás. Essa iniciativa visa preparar os trabalhadores para a atual demanda do mercado de trabalho, dando a eles a oportunidade de se aperfeiçoar e até aprender uma nova profissão. Todos os cursos ofertados pela rede de ensino são gratuitos e certificados pela Universidade Federal de Goiás. Nesta edição são disponibilizadas turmas para os cursos de Maquiagem Profissional, Manicure e Pedicure, Técnicas em Massagem e Mídias Digitais.   

Rubens Ferreira da Silva tem experiência de trabalho em almoxarifado, mas está desempregado há mais de uma década. “Eu estava procurando emprego há muito tempo, já bati em várias portas, ia lá, conversava, e nunca dava em nada, só gastava tempo e dinheiro. Aqui não, eu estou saindo com o encaminhamento para três empresas, e eu tenho certeza que alguma delas vai dar certo”, disse, emocionado. 

A baiana Laiane Dourado mudou-se para Goiânia há um ano e cinco meses e trabalhou por três meses em uma loja de roupas. Ela foi ao feirão na esperança de conseguir um emprego, e foi encaminhada para uma entrevista no intuito de ocupar uma vaga como operadora de caixa em um supermercado. "Graças a Deus estou tendo essa oportunidade, estou muito grata”, destacou.  

A venezuelana Lucia Valentina Griffe, mulher trans, se inscreveu no curso de manicure e pedicure, e conta que, assim, espera conseguir uma forma de se manter. “Estou em Goiânia há quatro anos, estou desempregada e em situação de rua, então quero agarrar essa oportunidade.” Já o eletricista autônomo José Francisco Santos Gomes se inscreveu para qual curso de Mídias Sociais e disse que pretende adquirir um conhecimento a mais, que vai auxiliá-lo a divulgar seu trabalho. A manicure e pedicure Karina Oliveira Silva se inscreveu para adquirir mais experiência. “Eu trabalho em casa, aí minha intenção é aprender novas técnicas para atender às clientes”, frisou.  

Notícias

Leia outras publicações!
28 de junho de 2024 - 8 min de leitura -
Colégio Tecnológico de Goiás de Jaraguá recebe Press Trip Chinesa

Na cidade, os jornalistas vão conhecer Marcos, um microempreendedor que transformou sua vida graças ao curso de Costu...

MAIS INFORMAÇÕES →

01 de julho de 2024 - 8 min de leitura -
Visita de jornalistas chineses ao Cotec de Jaraguá destaca impacto do Goiás Social

Além da estrutura que sedia os cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional do Governo de Goiás, a equ...

MAIS INFORMAÇÕES →

08 de julho de 2024 - 8 min de leitura -
Em dez municípios goianos, Colégios Tecnológicos entregam certificados de cursos

Os concluintes são dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológi...

MAIS INFORMAÇÕES →

FALE COM A GENTE
X