Professores de apoio garantem inclusão e equidade nos Colégios Tecnológicos de GoiásPublicado em: 14 de outubro de 2025
Profissionais especializados contribuem para que alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quaisquer outras necessidades tenham pleno acesso ao aprendizado nas 16 unidades do Cotec em todo o estado
Nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec), a presença dos professores de apoio representa muito mais do que um cumprimento da lei, é um compromisso com a inclusão e a equidade. Esses profissionais atuam lado a lado com os alunos, promovendo o acesso à aprendizagem e a participação efetiva nas aulas. O direito a esse acompanhamento é garantido pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pela Lei Berenice Piana, que reforçam a importância do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
De acordo com a diretora de Ensino do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), Daiana Paula Pimenta, o trabalho dos professores de apoio é essencial para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos. “Esses profissionais garantem que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender, respeitando o ritmo e as especificidades de cada um. O Cotec tem uma estrutura preparada e acessível para acolher estudantes com diferentes necessidades, promovendo um ambiente realmente inclusivo”, afirma.
O professor de apoio Dejanir Ferreira de Almeida, que atua em Libras e inclusão no Cotec, explica que a diversidade das salas de aula exige empatia e preparo constante. “Cada aluno tem uma forma única de aprender. Nosso papel é criar pontes entre o conteúdo e a compreensão, seja com alunos surdos, autistas ou com outras necessidades. Aqui no Cotec há um trabalho conjunto entre professores, coordenação e equipe pedagógica, o que torna o ambiente acolhedor e inclusivo”, destaca. Já André Filipe Costa Cândido, professor de apoio no Cotec Sebastião Siqueira, em Goiânia, reforça a satisfação em contribuir com a aprendizagem dos alunos. “Eu me encontrei nessa área. Ver um aluno alcançar um objetivo depois de uma orientação é gratificante. A gente percebe na prática o impacto da inclusão.”
Alunos também reconhecem o valor desse suporte. Rosângela Corrêa da Silva, estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho, ressalta que o acompanhamento faz diferença em seu aprendizado. “O professor de apoio facilita muito a nossa compreensão. Ele ajuda na hora em que a gente se perde, explica de outro jeito, tem paciência. É uma presença importante para quem precisa de um olhar mais atento”, conta. Com estrutura acessível e cursos gratuitos, os Cotecs reafirmam o compromisso com uma educação profissional tecnológica pública de qualidade, que acolhe e valoriza cada estudante.
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