Colégio Tecnológico de Goiás promove cursos em comunidades kalungaPublicado em: 31 de julho de 2024
O Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec) participou de mais uma edição do Goiás Social, promovendo inscrições para diversos cursos que serão ministrados diretamente nas comunidades Kalunga de Vão do Moleque e Vão de Almas, localizadas na região de Cavalcante, interior de Goiás. Entre os cursos oferecidos estão culinária goiana, alongamento de unhas e design de sobrancelhas, produção de mudas e sementes.
Esta iniciativa visa levar educação profissionalizante e capacitação diretamente às pessoas, sem a necessidade de deslocamento até centros urbanos. Foram feitas mais de 200 inscrições durante os eventos nas duas comunidades.
Para Alethéia Cruz, diretora de Desenvolvimento e Avaliação do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), o Cotec consegue, por meio dessas ações, promover o desenvolvimento regional e a inclusão social através da educação. “Nosso objetivo maior é proporcionar cidadania e oportunidades de crescimento para todos os lugares de Goiás”, afirmou a diretora.
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, enfatizou a importância de levar os serviços diretamente às pessoas. “Os moradores não precisam se deslocar até a cidade, porque os serviços chegam a eles. Isso é cidadania, é o que deve ser feito”, destacou Gracinha.
Esta ação é mais um exemplo do compromisso do Governo de Goiás e da Universidade Federal de Goiás em promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades locais.