Governo de Goiás realiza Feirão de Empregos com 10 mil vagasPublicado em: 04 de novembro de 2024
Evento apresentado pelo Goiás Social traz novidades neste ano, com uso do app Minha Vaga para encaminhamento e empresas entrevistando candidatos nos Cotecs de 16 cidades goianas
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, realiza o “Feirão de Empregos do Cotec”, que neste ano se estende por 16 cidades goianas com entrevistas de empregos e outras atividades presenciais, e ainda encaminhamento às empresas contratantes por meio do aplicativo Minha Vaga. Serão ofertadas mais de 10 mil vagas em todo o estado.
"No ano passado, nós tivemos 1.200 contratações durante o feirão que realizamos em outubro, na Praça Cívica, sem contar as contratações efetivadas posteriormente para os milhares de encaminhamentos que realizamos no evento. Neste ano, com o aplicativo e o encaminhamento online, queremos levar esse mesmo apoio para os quatro cantos do estado", afirma o secretário da Retomada, César Moura.
O evento ocorre em duas etapas, proporcionando oportunidades de trabalho, inscrições para cursos gratuitos, visitas guiadas pelas unidades e atividades interativas para diferentes regiões. A primeira etapa acontece de 7 a 9 de novembro, simultaneamente, nas cidades de Ceres, Porangatu, Jaraguá, Goiatuba, Cristalina, Uruana, Goianésia, Goiânia e na unidade de extensão do Real Conquista, em Aparecida de Goiânia.
A segunda etapa vai ser realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro, nas cidades de Anápolis, Catalão, Santa Helena, Palmeiras, Piranhas, Caiapônia, Cidade de Goiás e Formosa. O Feirão é promovido com o objetivo de impulsionar a empregabilidade e a qualificação profissional gratuita no estado.
Goiânia
Cada unidade do Cotec oferece uma programação diversificada e personalizada para o público, com atendimentos nesta primeira etapa, das 8h às 17h, nos dias 7 e 8 de novembro, e das 8h ao meio-dia, no dia 9. Em Goiânia, o Cotec Sebastião Siqueira promove ações de extensão, como oficinas de primeiros socorros, segurança no trabalho e demonstrações de cuidados com a saúde, além de serviços como design de sobrancelhas e massagem relaxante.
O Cotec também sedia uma feira do empreendedor, reunindo ex-alunos que abriram o próprio negócio usando o Crédito Social e alcançaram sucesso no empreendimento. Entrevistas de emprego serão realizadas no local com chance de contratação imediata.
“O candidato pode sair do evento com o contrato assinado”, destaca Aletheia Cruz, diretora de avaliação e desenvolvimento do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG). Na unidade de extensão instalada no Residencial Real Conquista acontece aula-show sobre elaboração de currículos, além de oficinas de ajustes de roupas e produção de panetones recheados.
As demais unidades também contam com uma programação intensa. Em Ceres, o Cotec oferece oficinas de jogos interativos, elaboração de currículos e outras atividades. Porangatu tem oficina de culinária com foco na criação de receitas natalinas, além de uma oficina introdutória de informática. O Cotec de Jaraguá realiza oficinas de automaquiagem e reparos de roupas, além de serviços de escovação, cuidados faciais e outros.
Em Goiatuba, o público vai participar de palestras com dicas sobre como se comportar durante uma entrevista de emprego, além de outras atividades. Cristalina conta com uma oficina de monitoramento de pragas e doenças em plantas e uma exposição de corte e costura. Em Uruana, o foco é a elaboração de currículos e oficinas de habilidades natalinas, como unhas decoradas e sobremesas típicas, reforçando o espírito empreendedor e colaborativo do evento.
Por fim, em Goianésia, o Cotec oferece oficinas de culinária, além de uma oficina de digitação e edição de imagens e vídeos para redes sociais. "É uma oportunidade única de promover trabalho e qualificação em todas as regiões do estado", destaca César Moura, secretário de estado da retomada.