Cotec participa da Semana dos Migrantes Refugiados e Apátridas de Goiás

Publicado em: 01 de julho de 2025
Cotec participa da Semana dos Migrantes Refugiados e Apátridas de Goiás

A rede de ensino pública de Goiás levou atendimento de Barbearia e Corte de Cabelo, além de ofertar uma oficina voltada à capacitação profissional na área de fotografia 

Os Colégios Tecnológicos de Goiás participaram da Semana dos Migrantes Refugiados e Apátridas de Goiás, evento organizado pela Cátedra Sérgio Vieira de Melo da Universidade Federal de Goiás. Ao longo da tarde da última sexta-feira (27/06), os visitantes passaram por atendimentos de barbearia e corte de cabelo, além de receber capacitação em fotografia na Oficina Click Criativo. O evento, construído em celebração ao Dia Mundial do Refugiado, teve o objetivo de levantar reflexões sobre as condições de acolhimento e vida dessa população e, ainda, proporcionar o acesso a serviços públicos.

Assim que o atendimento no estande do Cotec foi aberto, o estudante de mestrado em Ciências de Alimentos da UFG, Osvaldo Muhala, não perdeu tempo e garantiu sua vaga para cortar o cabelo com um dos membros da equipe da escola. O jovem moçambicano saiu contente e aprovou o resultado do serviço. “A experiência foi tranquila e satisfatória. Mostrei para a equipe como gostaria que meu cabelo fosse cortado e, com a ajuda da professora, o barbeiro realizou o trabalho com precisão. Gostei muito”, conta o estudante, que está em Goiânia há um ano e meio.

foto1

Estudante de mestrado em Ciências de Alimentos da UFG, Osvaldo Muhala, de Moçambique, participa da ação realizada pelo Cotec (Foto: Wéber Félix)

O resultado também agradou ao estudante de barbearia Fleury Alves, que foi o responsável pelo atendimento de Muhala. “Fiquei muito feliz ao ver a satisfação dele. É um dos primeiros cortes que realizo, e fiquei honrado pela confiança que o Osvaldo depositou em mim. Tem pouco tempo que comecei a fazer o curso e esse momento está sendo rico porque estou colocando em prática o que eu aprendi dentro da sala de aula. Estou gostando muito do curso, quero aprimorar a técnica e, tão logo, quero abrir a minha barbearia”, relata, empolgado, Fleury Alves, de 58 anos, que procurou o Cotec para se profissionalizar em uma nova área após ter se aposentado, recentemente. 

foto2

Fleury Alves é estudante do curso de Barbeiro do Cotec Sebastião de Siqueira, em Goiânia (Foto: Wéber Félix)

A motivação de Fleury Alves se assemelha a tantas outras dos estudantes que estão fazendo o curso de Barbeiro e Corte de Cabelo na rede de ensino profissionalizante de Goiás. Somente na turma de Fleury são 19 pessoas que buscaram o curso com objetivo de mudar de ramo de trabalho ou garantir a primeira oportunidade de emprego. A professora titular da turma celebra esse momento por ser uma excelente oportunidade para os estudantes executarem o ofício ainda em processo de aprendizado, além da equipe poder contribuir com o bem-estar do público que passou pelo evento.

“Quando fomos convidados a participar do evento com essa iniciativa, não pensamos duas vezes em aceitar o convite. Essa ação é duplamente importante, primeiro para nossos alunos terem contato com a vivência da profissão fora da sala de aula, e segundo, por podermos contribuir um pouco com o bem-estar das pessoas que estão passando por nossas cadeiras de atendimento. Apesar de estarmos bem no início do curso, os estudantes já estão demonstrando destreza no trabalho. Eles estão se desenvolvendo muito bem”, observa a professora Elda Rocha, que coordena as atividades da turma dentro do Colégio Tecnológico de Goiás Sebastião Siqueira, unidade que fica em Goiânia. Nesta tarde, mais de 50 pessoas foram atendidas no estande e puderam contar com atendimento gratuito e de qualidade oferecido pela equipe do Cotec. 

 foto 9

Professora Elda Rocha lidera a turma de Barbeiro, com 19 estudantes, do Cotec Sebastião Siqueira, em Goiânia (Foto: Wéber Félix)

Com o objetivo de fomentar a capacitação dos visitantes da Semana dos Migrantes Refugiados e Apátridas de Goiás, o Cotec preparou também uma oficina dedicada à instrução e capacitação em fotografia, curso que também é oferecido pela rede de ensino nas 17 unidades espalhadas pelo estado. A oficina Click Criativo foi desenvolvida para mostrar aos participantes como produzir uma fotografia atraente, como explica o professor Yan Ítalo. 

“Trouxemos, hoje, uma oficina criativa com foco no desenvolvimento do olhar criativo e a produção de fotografias atraentes. Para isso, abordei com os oficineiros alguns elementos e técnicas utilizadas na fotografia. Com essas dicas, eles podem fazer ótimas imagens e contar uma narrativa visual utilizando a câmera de um celular”, descreve o professor de fotografia do Cotec Sebastião Siqueira.

 foto 3

foto 4

Professor Yan Ítalo do Cotec ministrou a Oficina de Fotografia Click Criativo na Semana dos Migrantes Refugiados e Apátridas de Goiás, na última semana (Foto: Wéber Félix)

Vanda Duarte, uma das oficineiras, se surpreendeu com o que ela pode fazer utilizando apenas o celular. “Apesar de ser nativa da internet, eu tenho muita dificuldade em manusear a câmera e fazer boas fotografias. Eu estou me formando em nutrição, e para divulgar o meu trabalho adotei as redes sociais. Eu amei as dicas do professor, eu nem sabia que havia tanta função no meu celular para mexer, para melhorar a foto, e o professor mostrou a possibilidade de fazer uma foto simples, mas um pouquinho mais profissional e usando o celular”, relata a estudante.

 foto 5

 foto 6

A participante da oficina de fotografia, Vanda Duarte, se surpreendeu com a aplicação das técnicas e como elas podem ser reproduzidas utilizando o celular (Foto: Wéber Félix)

A participação dos Colégios Tecnológicos de Goiás na Semana dos Migrantes Refugiados e Apátridas de Goiás é celebrada por uma das diretoras do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), que está à frente da rede de ensino estadual, Flávia Cruvinel. “Estamos muito honrados de poder contribuir com essa iniciativa, principalmente, porque ela está alinhada com o propósito dos Cotecs, de capacitar e qualificar as pessoas para entrar no mercado de trabalho. É o modo de assistir a essa população e atender às demandas do coletivo”, destaca Flávia, diretora de Artes e Culturas do órgão ligado à UFG. 

Notícias

Leia outras publicações!
28 de junho de 2024 - 8 min de leitura -
Colégio Tecnológico de Goiás de Jaraguá recebe Press Trip Chinesa

Na cidade, os jornalistas vão conhecer Marcos, um microempreendedor que transformou sua vida graças ao curso de Costu...

MAIS INFORMAÇÕES →

01 de julho de 2024 - 8 min de leitura -
Visita de jornalistas chineses ao Cotec de Jaraguá destaca impacto do Goiás Social

Além da estrutura que sedia os cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional do Governo de Goiás, a equ...

MAIS INFORMAÇÕES →

08 de julho de 2024 - 8 min de leitura -
Em dez municípios goianos, Colégios Tecnológicos entregam certificados de cursos

Os concluintes são dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológi...

MAIS INFORMAÇÕES →

FALE COM A GENTE
X