CETT/UFG realiza Semana de Recepção dos Cotecs

CETT/UFG realiza Semana de Recepção dos Cotecs

No dia 20/09 o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) realizou a abertura da Semana de Recepção dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), através do canal do YouTube da instituição.

Na programação de boas-vindas estiveram presentes a Gerente de Avaliações e Informações da Secretaria da Retomada de Goiás (SER), Suellen Mara, a Diretora de Ensino do CETT/UFG, a professora Drª. Daiana Paula Pimenta, a professora Maíra Galotti, da Equipe Estratégica do CETT/UFG e o Diretor Geral do CETT/UFG, professor Dr. Moisés Cunha.  

Na abertura das palestras a Gerente de Avaliações e Informações da SER, Suellen Mara, destacou as dificuldades do momento econômico passado por Goiás diante da pandemia do novo Coronavírus, com o aumento do desemprego, da pobreza e da miséria. “Nós estamos tentando agora retomar nosso crescimento econômico e renda. E não há outra forma de garantir esse empoderamento, emancipação, que não através da qualificação, da capacitação e dos estudos”, afirmou a gerente.  

Durante as conversas quanto ao novo formato dos cursos profissionalizantes dos Cotecs, a Diretora de Ensino do CETT/UFG, Daiana Paula Pimenta, ressaltou a relevância das visitas técnicas realizadas em cada uma das instituições que estão localizadas em nove das dez regiões do Estado de Goiás. Ela também fez um apelo à comunidade sobre a possível evasão no projeto educacional. “Eu quero pedir um grande favor a todos vocês. Nós estamos tentando entrar em contato com todos os alunos. Se tem um colega que ainda não recebeu e-mail ou foi avisado, peçam pra ele vir pra cá, ir até o colégio. Aqui ele será muito bem-vindo”, disse a professora.  

A apresentação cultural do evento ficou por conta do Cotec em Artes Labibe Faiad, de Catalão, que brindou a solenidade com a presença dos professores violonistas Armando César e Joel Souza, e com o professor pianista, Carlos Henrique Costa.   

Após o intervalo, a professora Maíra Gallotti Frantz, da Equipe Estratégica do CETT/UFG, ressaltou a importância do direito à educação, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, incluída na Constituição Federal de 1988. “É a partir da educação que a gente consegue autonomia para lutar por algo que a gente acredita que é o correto, para desenvolver a nossa parte profissional, para se inserir socialmente e conseguir participar da sociedade que a gente vive. Isso tudo vai dando corpo para o quanto a educação profissional e tecnológica é importante”, conclui a educadora. 

No encerramento do primeiro dia da Semana de Recepção aos Estudantes, o Diretor Geral do CETT/UFG, Dr. Moisés Ferreira Cunha, enfatizou a seriedade de entender a realidade de cada região onde estão instalados os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás. Para o diretor, o desenvolvimento das novas diretrizes educativas e a criação dos novos cursos de capacitação e qualificação profissional passam por esta sensibilidade. “Com o levantamento de dados de cada região foi possível identificar também as necessidades das mesmas e isso inclui a abertura de novas vagas de emprego. Não é mais concebido uma única escola ter 9, 10 ou 11 turmas de um único curso. Aquela região não suporta esse tanto de profissional. É preciso ser dinâmico. É preciso trocar os cursos de tempos em tempos”, ressalta o diretor.

A Semana de Recepção aos Estudantes dos Cotecs tem programação ao vivo nos cinco dias úteis da primeira semana de aulas, das 19h às 22h, com encerramento na sexta-feira (24/09). Caso tenha perdido as transmissões ao vivo, é possível rever as atividades no canal Cotec do Youtube.

Cronograma da semana de recepção aos estudantes dos Cotecs

 

 

Artigos Relacionados

 

logos rodape site cotec 

instagram footer logo facebook footer logo tiktok footer logo youtube footer logo

acesso

SECRETARIA DE ESTADO DA RETOMADA
CNPJ: 37.992.607/0001-05