Cotec proporciona qualificação profissional para mais de 2400 participantes do Goiás Social Mulher

Publicado em: 18 de March de 2025
Cotec proporciona qualificação profissional para mais de 2400 participantes do Goiás Social Mulher

Além da oportunidade de capacitação, as mulheres que participaram do evento puderam vivenciar um momento de beleza dedicado a elas. Somente pelo Espaço da Beleza do Cotec, passaram mais de 1260 visitantes

Ao longo de cinco dias, os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) realizaram 2496 atendimentos ao público no estande do Goiás Social Mulher. Na edição deste ano, o Cotec preparou uma estrutura gigante para receber as goianienses, com espaço dedicado aos cuidados de beleza, cozinha-laboratório para cursos e oficinas, e uma sala onde as visitantes puderam conhecer e realizar a inscrição nos diversos cursos oferecidos pela instituição.  

Todos os serviços foram de graça e reforçam o compromisso dos Cotecs com desenvolvimento social e a garantia do acesso à cidadania por meio da qualificação profissional, como destaca Alethéia Ferreira da Cruz, diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT/UFG, órgão responsável pela gestão do ensino da rede. “Nosso objetivo é proporcionar às mulheres não apenas um momento de bem-estar, mas também fazê-las se sentirem confiantes para mudar a própria realidade. Começamos a emancipação dessas mulheres reavivando a força que elas têm, muitas vezes esquecida devido à sua rotina atribulada, e mostramos que elas podem ir muito mais longe por meio de uma formação profissional de qualidade.” 

Esse é o caso da massagista Eliane Ramos, integrante da equipe do Espaço da Beleza do Cotec, que teve sua vida transformada após receber uma massagem no mesmo espaço, na edição do Goiás Social em 2023. Ela conta que a experiência foi decisiva para dar um novo passo em sua trajetória. “Fui obrigada a me afastar do meu trabalho após um acidente que sofri e, por isso, passei a ficar só em casa. Em 2023, ao saber do evento, vim até aqui e recebi uma massagem. Gostei tanto da experiência que saí da mesa e fui direto ao balcão para me inscrever no Cotec. Fiz o curso de Massagem e o de Estética dos Pés. Minha vida foi transformada e, agora, tenho uma nova profissão. Hoje, estou aqui proporcionando a outras pessoas o momento relaxante que passei anos atrás. É muito gratificante poder fazer isso, e tudo graças aos cursos que fiz no Cotec.” 

 

cotec 8

Massagista Eliane Ramos realizou os cursos de Massagem e Estéticas dos Pés no Cotec. (Foto: Divulgação)

Além dos serviços do Espaço da Beleza, que contou com corte de cabelo, esmaltação, maquiagem e massagem, as visitantes do estande puderam se inscrever nos cursos gratuitos da unidade de Goiânia (Cotec Sebastião Siqueira). Entre as diversas opções oferecidas, era possível escolher cursos na área da beleza, como Alongamento de Unhas e Maquiagem Profissional; no ramo da alimentação, como Panificação e Confeitaria e Produção de Ovos de Chocolate; e na área de serviços, como Corte e Costura. 

Vilma de Oliveira, de 54 anos, atualmente desempregada, buscou o balcão de inscrições do Cotec para se profissionalizar e abrir seu próprio negócio, como ela mesma relata: “Eu quero fazer o curso de Corte e Costura. Ainda não trabalho na área, mas quero exercer essa função. Quero trabalhar para mim, porque, se eu fizer um curso desses, posso comprar uma máquina, colocá-la dentro de casa e fazer moldes, fechar peças para confecções, atender clientes particulares e até vender peças de minha autoria.” 

Os cursos oferecidos também são uma boa oportunidade para quem já trabalha na área se profissionalizar e oferecer um atendimento mais qualificado aos clientes. Sandra Alves, confeiteira, pretende ampliar o leque de produtos e não perdeu tempo quando soube do Cotec. “Assim que saí do meu emprego, comecei a trabalhar dentro de casa, vendendo açaí, bolo e trufado no pote, e me apaixonei pela área. Soube da oportunidade de aprender mais em um grupo de mulheres e vim hoje me inscrever. É importante aprender novas técnicas de culinária para oferecer produtos com mais qualidade para os meus clientes, por isso resolvi escolher o curso de Panificação e Confeitaria”, comenta Sandra. 

 

cotec5

Sandra Alves se inscreveu para o curso de Panificação e Confeitaria que vai ser ofertado no Cotec Sebastião Siqueira, em Goiânia. (Foto: Divulgação)

 

A mesma estratégia foi pensada por Leidiane Vieira, que foi até o estande buscar o certificado de Maquiagem e ficou curiosa para se inscrever em outro curso. “Eu sou cabeleireira há algum tempo e quando eu soube do curso de maquiagem resolvi me inscrever. O curso foi ótimo, e em apenas 20 dias consegui minha certificação. Agora, eu poderei oferecer às minhas clientes do salão, um serviço a mais. Minha ideia é vender pacotes completos para elas. E não vou parar, vou até olhar outros cursos para fazer”. 

E para quem passou pelo espaço do Cotec, ainda foi possível vivenciar um pouco da experiência do ensino oferecido pela instituição. Isso porque foi montada no local uma cozinha-laboratório, onde as interessadas puderam participar de cursos e oficinas na área de alimentação. Uma das oficinas ofertadas foi a de Produção de Ovos de Páscoa. Ao todo, 225 pessoas participaram da aula. Carolina Veiga e Vera Lucia Lima foram algumas delas e avaliam positivamente o momento que viveram no espaço. 

“A experiência, nesta manhã, foi muito boa. Eu amei cada dica passada pela professora. Aprendi muitas técnicas e agora quero pôr em prática, fazer muitos ovos para vender. E olha, que eu nunca trabalhei com doces na vida, e esse contato aqui na oficina me deixou apaixonada”, conta empolgada Carolina Veiga. Com o mesmo entusiasmo, Vera Lúcia compartilha seus planos: “Eu gostei muito de fazer essa oficina de ovos de Páscoa. Para mim, é muito importante, porque, a partir de agora, terei uma nova fonte de renda. E como estamos próximos à Páscoa, quero fazer ovos para ganhar um dinheirinho a mais. Já estou saindo daqui e vou participar de outra oficina, a de Confeitaria.” 

 

cotec11

 Após realizar a oficina, Vera Lúcia já faz planos para ter uma renda extra. (Foto: Divulgação)

 

 

cotec10

O Cotec ofereceu oficina de Produção de Ovos de Páscoa para 225 mulheres durante o Goiás Social Mulher. (Fotos: Divulgação)

Notícias

Leia outras publicações!
28 de June de 2024 - 8 min de leitura -
Colégio Tecnológico de Goiás de Jaraguá recebe Press Trip Chinesa

Na cidade, os jornalistas vão conhecer Marcos, um microempreendedor que transformou sua vida graças ao curso de Costu...

MAIS INFORMAÇÕES →

01 de July de 2024 - 8 min de leitura -
Visita de jornalistas chineses ao Cotec de Jaraguá destaca impacto do Goiás Social

Além da estrutura que sedia os cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional do Governo de Goiás, a equ...

MAIS INFORMAÇÕES →

08 de July de 2024 - 8 min de leitura -
Em dez municípios goianos, Colégios Tecnológicos entregam certificados de cursos

Os concluintes são dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológi...

MAIS INFORMAÇÕES →

FALE COM A GENTE
X