Prestação de serviços e oficinas marcam a inauguração da nova sede do Cotec em Cidade de Goiás

Publicado em: 31 de julho de 2025
Prestação de serviços e oficinas marcam a inauguração da nova sede do Cotec em Cidade de Goiás
(Foto: Wéber Félix)

Ao todo, foram realizados 130 atendimentos na manhã dessa segunda-feira (28/07). Entre as atividades, os moradores puderam participar de oficinas de culinária e costura, além de receber cuidados na área da saúde e beleza 

Para comemorar a inauguração da sede própria do Cotec Goiandira Ayres do Couto, a direção da unidade preparou uma série de atividades para os moradores de Cidade de Goiás. Ao longo da manhã dessa segunda-feira (28/07), a unidade abriu as portas e recebeu o público local com oficinas de culinária e costura, e prestação de serviços na área de saúde e beleza, como aferição de glicose e de pressão arterial, corte de cabelo, esmaltação e maquiagem. Ao todo, foram realizados 130 atendimentos durante a programação especial, em que os participantes puderam conhecer de perto as instalações do prédio, inclusive os novos laboratórios que passam a receber os estudantes dos cursos da rede naquela cidade. 

 

"O Cotec, com essa nova estrutura, vai ajudar ainda mais as pessoas que moram na cidade e na região. Eu mesma conheço algumas que tiveram suas vidas transformadas através do Cotec, pessoas que passaram a ter uma profissão, outras que saíram da depressão, e mais algumas que deram uma guinada na vida. É uma benção"

Diolinda Santos

 

Josana Maia e Aline Ferreira foram uma das visitantes que receberam atendimento na área da beleza. “Aproveitei a oportunidade para sair daqui com um novo corte de cabelo. Estava precisando muito de tirar as pontas secas do cabelo, e sem dinheiro para pagar, esse serviço veio na hora certa. Estou sendo bem cuidada, é bom receber essa atenção, com tanto carinho e dedicação”, comenta Josana. Aline Ferreira, além de receber os cuidados para as unhas, ressaltou que tais atividades voltadas à população funcionam como um incentivo aos estudantes, para que eles se sintam profissionais prontos para atuar no mercado de trabalho. 

“Eu compreendo que esses espaços de formação da comunidade são muito importantes. Vir aqui, hoje, é um modo de incentivar as pessoas que fazem os cursos do Cotec para que elas se sintam confiantes em sair das aulas e entrar no mercado de trabalho. Eu compreendo que esse momento é uma forma dessas pessoas aprimorarem suas técnicas e colocar em prática o que é visto durante a formação”, comenta Aline, que é servidora pública municipal. 

Viviene Almeida foi a profissional responsável por deixar as unhas de Aline mais bonitas. Ela, que trabalha há dois anos no ramo da beleza em seu estúdio, conta que ficou encantada com a estrutura da unidade, e confidenciou que está ansiosa para fazer um curso no Cotec para poder atender suas clientes com mais qualidade: “Durante a pandemia do Covid-19, eu realizei alguns cursos a distância e abri, há dois anos, meu estúdio de beleza, aqui na Cidade de Goiás. Eu já trabalho com unhas, sobrancelha e cílios, e estou pensando em ampliar minha carta de serviços e incluir a maquiagem. Eu ainda não fiz nenhum curso na área, mas ao chegar ao Cotec e ver essa estrutura, me senti empolgada a fazer o curso de maquiagem na unidade. Quero muito aprender mais e poder oferecer às minhas clientes mais essa opção de tratamento de beleza”, conta, empolgada, Viviane. 

foto6

A servidora pública, Aline Ferreira, recebeu atendimento da manicure, Viviene Almeida, durante as atividades de inauguração do Cotec (Foto: Wéber Félix)

A cabeleireira Ana Lúcia de Oliveira, que atendeu a Josana Maia, conta, com sorriso largo no rosto, os seus primeiros passos na área até se tornar professora do Cotec. Com 25 anos de profissão, ela divide sua rotina entre seu salão e as salas de aula. “Desde criança, sou apaixonada pela área, naquela época minhas modelos eram espigas de milho, fazia penteados e corte dos fios, as colocava numa cadeira e cortava os cabelinhos, e eu achava o máximo. E com 12 anos eu tive minha primeira experiência cortando o cabelo de uma pessoa. Depois desse corte, eu fui inundada por uma satisfação por ter conseguido e nunca mais parei”, narra ela. 

Com a experiência adquirida ao longo de décadas, Ana Lúcia, agora, contribui para a formação de novos profissionais em Cidade de Goiás, e também em outras cidades, através de cursos oferecidos pelo serviço itinerante do Cotec. “Mais velha, fiz alguns cursos para me profissionalizar e, hoje, passei também a ensinar outras pessoas, inclusive aqui no Cotec, onde já ministrei vários cursos na área. É muito gratificante poder ensinar aquilo que você aprendeu, fazer com que outras pessoas aprendam bem, e possam trilhas seus próprios passos na profissão. Sempre me emociono ao saber que meus alunos e alunas estão trabalhando na área, e eu ter podido contribuir para isso”, complementa. 

foto9

A cabeleireira, Ana Lúcia de Oliveira, conta sua história enquanto realiza o corte de cabelo da moradora de Cidade de Goiás, Josana Maia (Foto: Wéber Félix)

Além da prestação de serviços, o Cotec Goiandira Ayres do Couto desenvolveu uma programação de oficinas para apresentar ao público um pouco dos cursos que são oferecidos pela unidade. No Laboratório de Corte e Costura, o comando estava sob as mãos habilidosas da Valéria Carvalho. Ela já realizou mais de dez cursos na unidade e, agora, ensina as participantes sobre a confecção de bolsas, sua paixão há uma década. 

“Sempre que posso, não perco a oportunidade de fazer os cursos do Cotec. Meu amor pela costura começou quando estava mais velha, há pelo menos dez anos. A paixão surgiu ao ver minha mãe costurando em casa. Através dos cursos que realizei, aprendi a costurar, a cortar e a confeccionar. Hoje, produzo peças têxteis, como bolsas, e ainda as bordo com a máquina que comprei quando fui contemplada com o dinheiro do crédito social. Aqui, aprendi e pude iniciar um segundo ofício, e com a venda das bolsas fiz uma renda extra. As minhas manhãs são reservadas exclusivamente para eu costurar”, comenta Valéria, que é cabeleireira e manicure, e que não abre mão do tempo para se dedicar à costura criativa. 

foto4

Valéria Carvalho, estudante egressa do Cotec, ensina outras mulheres a confeccionar bolsas (Foto: Wéber Félix)

Ernestina Gonçalves, de 76 anos, que possui uma história semelhante à da oficineira Valéria, participou da oficina de Corte e Costura e já planeja se inscrever no curso para aprender mais sobre o ofício. “Eu comecei a me encantar pela costura com minha mãe, que costurava em casa. Eu prestava atenção a todos os detalhes, e em pouco tempo eu já estava sentada na máquina, passando o tecido pela agulha. Para se ter uma ideia, eu mesma fiz o meu vestido de casamento. Eu tenho minha máquina de costura reta e, além de alguns consertos, confecciono vestidos e camisas. Hoje, vim conhecer o Cotec e já quero fazer a inscrição para algum curso na área de corte e costura. É sempre bom aprender mais”, ressalta a moradora de Cidade de Goiás. 

foto8

Ernestina Gonçalves, de 76 anos, partipou da oficina de Corte e Costura, e já planeja realizar um curso no Cotec (Foto: Wéber Félix)

Com o mesmo entusiasmo, Diolinda Santos narra sua experiência ao participar da oficina de Culinária Internacional, no novo laboratório voltado ao aprendizado nessa atividade. “Nossa, hoje aprendi muito! Foi uma manhã de descoberta, nós estamos fazendo a geleia de maçã, com pimenta dedo de moça, porpetas, massa do pastelinho. A turma toda está satisfeita por aprender algumas dicas com os dois professores. Foi um dia de muito aprendizado mesmo”, comenta. 

Diolinda, que já realizou vários cursos no Cotec, reitera a importância da rede na cidade para a geração de renda. “O Cotec, com essa nova estrutura, vai ajudar ainda mais as pessoas que moram na cidade e na região. Eu mesma conheço algumas que tiveram suas vidas transformadas através do Cotec, pessoas que passaram a ter uma profissão, outras que saíram da depressão, e mais algumas que deram uma guinada na vida. É uma benção”, reforça. 

foto 11

Diolinda Santos conta como o Cotec ajudou a tranformar a vida dela de outras pessoas na Cidade de Goiás (Foto: Wéber Félix)

Cotec Goiandira Ayres do Couto

Com 2.800 m², a sede construída pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), conta com espaços que foram planejados a partir das necessidades dos cursos que serão oferecidos, sendo dez laboratórios com infraestrutura completa para os cursos das áreas de culinária, beleza, moda, informática, saúde e bem-estar. Além disso, os estudantes vão ser atendidos com oito salas de aula, sala multididática, biblioteca, auditório, sala de atendimento individual, salas da administração, estacionamento, vestiários e pátio de convivência. Com a nova estrutura, a unidade Goiandira Ayres do Couto passa a oferecer mais de 1900 vagas anualmente, o que representa um aumento de 200% na capacidade de atendimento com cursos profissionalizantes.

 

Notícias

Leia outras publicações!
28 de junho de 2024 - 8 min de leitura -
Colégio Tecnológico de Goiás de Jaraguá recebe Press Trip Chinesa

Na cidade, os jornalistas vão conhecer Marcos, um microempreendedor que transformou sua vida graças ao curso de Costu...

MAIS INFORMAÇÕES →

01 de julho de 2024 - 8 min de leitura -
Visita de jornalistas chineses ao Cotec de Jaraguá destaca impacto do Goiás Social

Além da estrutura que sedia os cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional do Governo de Goiás, a equ...

MAIS INFORMAÇÕES →

08 de julho de 2024 - 8 min de leitura -
Em dez municípios goianos, Colégios Tecnológicos entregam certificados de cursos

Os concluintes são dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológi...

MAIS INFORMAÇÕES →

FALE COM A GENTE
X